quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Spotlight (Segredos Revelados) - Sem badalação, mas muito bem produzido.

Spotlight - Segredos Revelados é uma obra que a princípio destoa um pouco dos demais indicados a Melhor Filme, pois não é uma superprodução, chega sem muita badalação e tem uma temática densa e bem particular, trata-se de um drama jornalístico.

Uma história chocante 
O filme, que concorre ao Oscar em seis categorias, é baseado em eventos reais e faz uma conexão com uma das grandes reportagens investigativas do século 21, vencedora inclusive do prêmio Pulitzer. A equipe de investigações especiais do jornal Globe, de Boston, a Spotlight, trabalhou durante meses apurando denúncias de pedofilia acobertadas pela Igreja Católica e essas revelações chocantes vão sendo apresentadas ao espectador em uma escalada de tensão, de maneira que vai sendo impossível, no evoluir da trama,  não se emocionar ou não se indignar diante da realidade contada.

O público se sente parte da história 
Podemos dizer, sem dúvida, que o grande mérito do filme é conseguir transportar o espectador para dentro do ambiente de redação. Quase como se ele estivesse investigando os fatos junto com os jornalistas, evidenciando uma questão ética, de comprometimento e motivação profissional. Uma verdadeira homenagem ao bom jornalismo. 

Atuações consistentes
É preciso destacar a trilha sonora, por sua importante função na dinâmica do filme, e excelente roteiro, o que o coloca entre os favoritos na categoria de Melhor Roteiro Original. Além disso, ainda traz uma Rachel McAdams bastante convincente e um  Mark Ruffalo impecável no papel do jornalista Michael Rezendes, o que pode lhe render, sem injustiças, o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

Resumo da ópera?? O filme tem uma grande história para contar, é muito bom tecnicamente e tem atuações marcantes. Justifica todas as suas indicações. Ah, se vale a pipoca? Evidente que sim!

Por Thiago Sales





Nenhum comentário: