domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mad Max ( A Estrada da Fúria) - The Oscar Goes to...

Quem assistiu os outros filmes da franquia, principalmente os dois primeiros, achava difícil de imaginar um Mad Max sem Mel Gibson ou um George Miller que conseguisse se superar depois de tantos anos. Mas Mad Max - A Estrada da Fúria quebra todas essas barreiras e é simplesmente o melhor dos oito indicados ao Oscar 2016, o melhor filme de ação de 2015, o melhor de todos os Mad Max e uma obra prima do cinema, por isso indicado em dez categorias pela Academia.


Depois que você compra o ingresso e senta na poltrona, é como se apertasse o cinto e embarcasse em uma viagem alucinante. Logo de cara, Tom Hardy, que tem a ingrata missão de substituir Mel Gibson, é capturado pela gangue de Immortan Joe e obrigado a fornecer sangue para os soldados do exército. O vilão Immortan Joe detém uma reserva de água e por isso explora toda uma comunidade miserável, que é totalmente submissa e dependente dele. Joe tem seus soldados e suas próprias escravas, usadas para gerar filhos. 


É contra essa situação que a Imperatriz Furiosa, encenada pela maravilhosa Charlize Theron, se insurge e foge da dominação do "rei local" levando consigo as suas escravas e o prisioneiro fugitivo Max. A perseguição que se segue é insana e não deixa o público sequer tomar fôlego. Temos uma narrativa muito bem construída, sem pontas soltas e que prende o espectador por inteiro. Vemos a todo o momento a mão de George Miller e os elementos novos muito bem linkados com os da história original: o futuro pós apocalíptico, o caráter quase messiânico de Immortan Joe, o espírito justiceiro de Max, a violência extrema, a insanidade humana, a revolta diante de uma situação de exploração e o aspecto visual dos personagens, este último digno de premiação. 


Todo o filme é muito bem construído. O novo Mad Max é tecnicamente perfeito, desde a fotografia até os aspectos de som. A apresentação visual é excelente, a montagem idem e as atuações, essas nem se fala. Tom Hardy vem muito bem no papel do novo Max, mas mesmo assim não fica em primeiro plano, pois o trabalho de Charlize Theron é impecável, muito por causa da força da personagem, e ainda temos o excelente Nicholas Hoult, com a carga dramática e a virada psicológica do personagem Nux. 


Sendo sincero, Mad Max - A Estrada da Fúria, é para mim o melhor filme de 2015 e o melhor filme dentre os oito indicados ao Oscar 2016. Sendo realista, a Academia ainda possui alguns preconceitos em relação à esse tipo de filme, um blockbuster, por isso há uma diferença muito grande entre ter o seu preferido e realmente acreditar que ele leve o grande prêmio da noite no dia 28 de fevereiro, O Regresso deve ser o dono da mais cobiçada estatueta. Um conselho? Assistam e tirem as suas conclusões. 

Por Thiago Sales

Nenhum comentário: