sábado, 6 de fevereiro de 2016

A grande Aposta - O filme com a cara da academia.

Selecione um excelente roteiro, com uma grande história e de preferência uma história real, reúna um grandioso elenco, adicione uma porção generosa de ironia, uma crítica contundente e os coloque sob a batuta de um diretor acostumado às "tiradas" da comédia. Pronto, temos um filme com a "cara do Oscar". Esse é A Grande Aposta.


E em primeiro lugar, é importante deixar claro algo importante: A Grande Aposta é uma comédia. Por mais que tenha um certo tom dramático em alguns momentos e em outros se pareça até com um documentário, tenhamos em mente que é uma comédia. O filme traz uma adaptação do livro de Michael Lewis, The Big Short: Inside the Doomsday Machine, e conta a história de investidores que previram uma das maiores crises econômicas da história, a crise do mercado de títulos imobiliários dos EUA, e de maneira absurda e contra todas as perspectivas apostaram contra o sistema financeiro. 


Não espere para ver os "mocinhos", que na hora H vão aparecer e salvar o mundo de uma tragédia. Aqui não há heróis, pelo contrário, essa turma ávida por dinheiro se aproveita das falhas do modelo, das consequências catastróficas e lucra muito, muito mesmo! Inclusive, uma das "genialidades" da trama é trazer quatro perspectivas diferentes da mesma situação. Primeiro temos Cristian Bale, impagável sob a pele de um personagem com uma inteligência fora do comum, mas constantemente em crise, com problemas comportamentais e que não se relaciona bem com as pessoas. Os outros núcleos são construídos em torno de Brad Pitt, que além de assinar a produção, interpreta um esquisitão que leva a sério teorias de conspiração, Steve Carell, cujo personagem afetado por uma tragédia pessoal é sempre pessimista diante da realidade e Ryan Gosling, que encarna um marrento, egocêntrico e arrogante especulador, o que acaba equilibrando o filme, pois ele é a síntese do estilo de vida americano.


A crítica à esse estilo de vida e ao sistema capitalista, que destrói tudo o que vê pela frente, permeia toda a história e é bastante ácida em alguns momentos. Os diálogos são muito bem construídos e carregados de sarcasmo. Os termos técnicos, que são muitos, e toda a questão econômica como tema é trazida de maneira bastante didática e permite que o público não familiarizado com esse universo consiga entrar na história. Aliás, essa é uma outra grande sacada do filme, pois certos termos e situações são explicados por celebridades como Selena Gomez e Margot Robbie e o pelo próprio Ryan Gosling, que às vezes interrompe a cena e fala com público. E como não falar das citações, que aparecem a cada avançar do tempo na história.


Concorrendo em cinco categorias no Oscar, A Grande Aposta se destaca principalmente pelo seu roteiro e pelo grande trabalho de seu diretor, e disputa pra valer esses dois prêmios. Os especialistas dizem que talvez seja o único filme capaz de tirar o grande prêmio de O Regresso, o grande favorito para melhor filme, mas na opinião deste humilde cinéfilo, não chega a tanto! Vale a pipoca, certamente! Tem a cara do Oscar, realmente! Mas não deve levar Melhor Filme.

Por Thiago Sales

Nenhum comentário: