terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Perdido em Marte - Será o grande perdedor desta edição do Oscar??

Sabe aquela sensação estranha de quando você vê um filme, gosta dele, mas acha que ficou faltando alguma coisa? Pois é! Perdido em Marte é assim! Vou logo adiantando, ele até que vale a pipoca, mas...

Filme tem uma boa fotografia

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Andy Weir. A aventura  começa quando a equipe de astronautas norte-americanos que realiza pesquisas em Marte, chefiada por Melissa Lewis (interpretada pela belíssima e talentosíssima Jessica Chastain), é atingida por uma tempestade e precisa abandonar rapidamente o local. Eles deixam para trás o botânico Mark Watney, que é dado como morto. 

Uma luta pela sobrevivência

A partir daí, começa a saga do astronauta em busca da sobrevivência. Ele precisa estabelecer contato com a Terra, traçar um plano meticuloso de resgate, refazer a base de operações e até plantar a própria comida. Nada muito difícil para o carismático e convincente Matt Damon, que concorre ao Oscar por este papel. O longa nem de longe se parece com outros sobre o mesmo tema, pois não tem a carga dramática de Gravidade, nem a densidade de Interestelar. Possui uma certa dose de humor e porções generosas de otimismo, quase um "auto ajuda", algo curioso quando se trata de um filme de Ridley Scott. Esqueçam qualquer comparação com Prometheus!!

A equipe vive um conflito moral

Podemos dizer que o filme conta com um bom elenco? Sim, temos Jessica Chastain (A hora mais escura), Kate Mara (House of Cards), Chiwetel Eijofor (12 Anos de escravidão), Jeff Daniels e o próprio Matt Damon, mas nada para um Oscar. Podemos dizer que possui um bom roteiro? Sim, mas bem distante dos outros concorrentes. No mais, tem uma razoável fotografia, discretas cenas de ação e efeitos especiais, um bom 3D e um Ridley Scott um pouco fora do habitual, tanto é que nem está entre os indicados a melhor diretor. 

O carismático Matt Damon

Conclusão?? Tem muitas indicações, sete no total. Mas fica aquém dos seus concorrentes em todas as categorias. Tem tudo para ser o grande perdedor da noite, ou o grande azarão, quem vai saber??

Por Thiago Sales

Nenhum comentário: