domingo, 28 de fevereiro de 2016

Os favoritos para Oscar 2016 em cada categoria - The Oscar Goes To...

Começou!! Tá rolando agora a cerimônia do Oscar!! Depois de um mês inteirinho de maratona, comentando sobre os grandes filmes do ano e que receberam mais indicações ao Oscar 2016, finalmente vamos conhecer os premiados. E na última postagem do Rede Cinefilia antes da grande noite, vou falar quais são os meus favoritos em cada categoria. Fiquem à vontade para palpitar também :


Melhor Animação
A disputa é bastante interessante nesta categoria, que apesar de possuir cinco indicados, concentra as atenções em duas produções. Temos mais um grande investimento da Pixar, Divertida Mente, e um filme nem tão badalado assim, mas muito bem conceituado pela crítica, o brasileiro O Menino e o Mundo. Claro que nossa torcida é pelo filme brasileiro, mas aqui é bastante difícil desbancar a toda poderosa Pixar. O Oscar deve ficar com Divertida Mente.


Melhor Filme Estrangeiro
Confesso que aqui não fiz meu dever de casa, não assisti nenhum dos indicados nesta categoria. Mas tanto pela lista, que conta com filmes da Colômbia, França, Hungria, Dinamarca e até da Jordânia, quanto pelas críticas que li, esse deve ser o prêmio mais difícil de se prever. Se fosse para apostar, ficaria com o dinamarquês. O filme conta a história de uma companhia militar capturada pelos Talebãs, no Afeganistão e tem recebido ótimas críticas.


Melhor Documentário
Vi três dos cinco indicados: Amy, What Happened, Miss Simone? e Winter of Fire. Aqui a disputa não é fácil, são otimos filmes, cinematograficamente muito bons, mas meu favorito é a excelente produção Netflix, Winter on fire: Ukraine's Fight for Freedom, que conta a história das manifestações na Ucrânia em 2013 e 2014, violentamente reprimidas pelo governo.


Melhor canção original
Eis os indicados:
"Earned it", The Weekend ("Cinquenta tons de cinza")
"Manta Ray", J. Ralph & Antony ("Racing extinction")
"Simple song #3", Sumi Jo e Viktoria Mullova ("Youth")
"Writing's on the wall", Sam Smith ("007 contra Spectre")
"Til it happens to you", Lady Gaga ("The hunting ground")
Minha torcida é por Sam Smith, acho que é a canção que mais tem a cara do filme. Mas o lobby da Gaga é grande, não é surpresa nenhuma se o Oscar ficar com a loira.


Cabelo-Maquiagem e Figurino
São categorias geralmente dominadas por filmes de época, que costumam fazer um grande trabalho quanto aos contornos dos personagens. Por isso A Garota Dinamarquesa e Carol estão na lista, e não são fracos não. Mas fica difícil tirar o Oscar dos maiores concorrentes da noite, O Regresso e Mad Max. Esses dois são filmes tecnicamente perfeitos e entre eles acho Mad Max melhor quanto aos aspectos visuais. Minha aposta é que Mad Max fique com o prêmio nas duas categorias.


Edição e mixagem de som
Nessas categorias O Regresso é "favoritaço", quase imbatível. Temos grandes concorrentes sim, Perdido em Marte, Star Wars e Mad Max. Mas O Regresso trabalha muito bem todos os aspectos de som, é perfeito nesse quesito. É complicado dizer isso quanto à disputa do Oscar, mas nessa categoria são "favas contadas"!!


Design de produção, efeitos visuais e montagem
Todas essas categorias trazem o conceito visual do filme, seu projeto artístico e a elaboração dos planos e das cenas. Como falei anteriormente, acredito que Mad Max é visualmente melhor que seus concorrentes, por isso é meu favorito. Mas diferente dos aspectos de som, essa disputa é mais difícil, não dá para "cravar".


Fotografia
Aqui o páreo é duríssimo. Temos ótimos trabalhos e dois belíssimos, acima da média, são eles O Regresso e Mad Max. Quem assina o primeiro trabalho é Emmanuel Lubezki, que caminha para o seu tricampeonato (ganhou com Gravidade e Birdman). Já quem leva os créditos do segundo trabalho é John Seale, que também já ganhou o Oscar com O Paciente Inglês. Comentei sobre a fotografia desses filmes nos posts anteriores e ficaria redundante colocar mais elogios. Meu favorito é Mad Max, mas acho que Lubezki (O Regresso) deve levar sua terceira estatueta, ele é o favorito dos críticos e deve ser também o da Academia.


Melhor trilha sonora
Em uma das poucas categorias onde O Regresso e Mad Max não concorrem, meu favorito é um filme do Spielberg. Ponte dos Espiões é muito bom e nos comentários sobre ele mencionei sobre o casamento perfeito entre o conceito da obra, a carga dramática e a trilha sonora. Acho que seria uma injustiça não dar o prêmio a ele.



Roteiro Original e Roteiro Adaptado
Os indicados nessas categorias são excelentes trabalhos e todos, SIM, TODOS, poderiam levar a estatueta. Quanto à roteiro adaptado, acho A Grande Aposta melhor que seus concorrentes. Para Roteiro Original temos dois filmes semelhantes quanto ao gênero, são Spotlight (quase um documentário) e Straight Outta Compton (um documentário), além de Ex Machina, um filme muito interessante e com um roteiro muito bem construído, e de Ponte do Espiões, esse último o meu favorito.


Melhor Diretor
Para Melhor Diretor meu favorito é A Grande Aposta, com Adam Mckay. Por que? Acho que há um nível maior de dificuldade quanto à adaptação do tema ao formato cinematográfico, tudo isso com um excelente uso da meta linguagem, do humor e com ótimas construções das cenas. Ou seja, pude perceber de modo mais evidente a marca do diretor. Na real? Deve ir para Iñarritu e O Regresso.



Atriz e Ator coadjuvante
Entre as mulheres minha favorita é Alicia Vikander, a moça fez um primoroso trabalho em A Garota Dinamarquesa (e também em Ex Machina) e merece incontestavelmente o prêmio. Quanto aos homens, a Academia costuma fazer a "justiça atrasada" e por isso há muitas chances do Stallone levar a estatueta, mas sinceramente acho que Tom Hardy está irretocável como Fitzgerald, em O Regresso. O prêmio deve ficar com um dos dois.



Melhor atriz e Melhor Ator
Aqui, tanto entre a crítica especializada quanto entre os amigos cinéfilos, temos unanimidades, Brie Larsson por O Quarto de Jack e Leonardo DiCaprio por sua interpretação em O Regresso. O único capaz de "ameaçar" DiCaprio é Eddie Redmayne por sua belíssima atuação em A Garota Dinamarquesa, mas não acho que Leonardo saia sem sua estatueta.


Melhor Filme
Na minha humilde opinião, Mad Max é incontestavelmente melhor que o cansativo O Regresso. Acho inclusive, que se houvesse um pódio, O Regresso não estaria nele, isso segundo a "minha lente". Mas vamos lá, o lobby do filme de Iñarritu é muito forte e por isso deve "arrastar" esse e quase todos os prêmios da noite.

Ufa! Foi longo este post, mas falamos de quase todas as categorias. Faltaram aqui os curtas, que confesso não assisti. Agora é só conferir a transmissão da cerimônia e acompanhar a entrega dos prêmios. Os cinéfilos enlouquecerão!!!!!


Por Thiago Sales

Nenhum comentário: