terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Brooklin - A mais grata surpresa entre os indicados.

Ultimamente o cinema tem nos presenteado com heroínas marcantes, como a Furiosa (Charlize Theron) de Mad Max, a Rey (Daisy Ridley) de Star Wars e a Katniss (Jennifer Lawrence) de Jogos Vorazes. Mas quem disse que precisa partir para a briga ou pegar em armas para ser uma verdadeira heroína, para revolucionar a sua realidade e ser a senhora de seu próprio destino?? A jovem irlandesa Ellis, interpretada pela talentosa Saoirse Ronan, prova que um filme clássico e com uma personagem clássica ainda é capaz de arrebatar o público e faz de Brooklyn a mais grata surpresa nessa disputa pelo premio de melhor filme no Oscar 2016.


Quando lemos a sinopse, chegamos a pensar que se trata de um engano a sua indicação para tantos prêmios, três no total. Mas aos poucos, a sala escura e quase vazia do cinema, afinal é duro concorrer com O Regresso e Deadpool, vai nos revelando um roteiro muito bem adaptado, uma narrativa dinâmica e uma personagem encantadora, forte, humana, cheia de conflitos e que evolui com uma leveza única.


A história começa quando Ellis se percebe, em plena década de 50, sem perspectivas em sua cidade natal, na Irlanda, e parte em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos, deixando para trás sua mãe e sua irmã. A moça vai morar em uma pensão no Brooklyn, e logo de cara precisa superar a saudade da família e as dificuldades de um universo totalmente novo em Nova York. 


Ellis quebra paradigmas, pois ao contrario da maioria das meninas da época, concilia sua vida entre trabalho e estudos, e acaba se apaixonando por Tony, um italiano pobre, sem estudo, mas muito decente e generoso. A partir daí vemos o florescer de uma bela mulher, que vai amadurecendo e deixando de ser menina. Que vai ganhando segurança, maturidade e que aprende a lidar com seus sentimentos e a enfrentar as consequências de suas escolhas. O filme não é apenas sobre a história de uma jovem irlandesa, mas captura de maneira bem singular a jornada de milhões de imigrantes que cruzaram o oceano em busca de uma vida na melhor na América. 


Os destaques da obra ficam por conta do já mencionado roteiro, excelente e que torna o filme um forte concorrente nessa categoria, a trilha sonora tocante e a arrebatadora interpretação de Saoirse Ronan, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Brooklyn é um daqueles filmes que te da uma saudade boa ao sair da sala de cinema e ainda arranca uns suspiros dos mais românticos. É um clássico, mas surpreende. Tem romance, mas não é água com açúcar. Tem uma linda história e vale a pipoca! Só não tem o peso e força dos demais concorrentes. 

Por Thiago Sales

Nenhum comentário: