quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O Regresso - Seria o melhor filme? Hollywood, we have a problem!

Quando um filme é muito badalado pela mídia, é interessante que façamos um exercício de "distanciamento" antes de assisti-lo pela primeira vez. Isso porque se você não o faz, corre o risco de enxergar as coisas com a lente de alguém e não com a sua. É bem o caso de O Regresso! Tente se manter alheio ao zum-zum-zum que o cerca, é uma postura recomendável. 


O Regresso é um ótimo filme, sem dúvida, principalmente quando falamos de alguns aspectos mais técnicos como edição e mixagem de som, efeitos visuais, figurino e maquiagem. É quase tudo impecável e certamente o filme deverá ser premiado nessas categorias. Outro que fez um excelente trabalho é Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia, e talvez seja ele o grande protagonista do longa. As imagens das montanhas, dos cenários com neve e as várias sequências com o pôr do sol tiram o fôlego, a cor e a apresentação do filme criam uma identidade visual forte e a sinergia com os elementos da natureza como o vento, o rio e as árvores, dão um tom poético e contemplativo e colocam o homem como parte indissociável dessa natureza. 


E é estranho que esse aspecto seja também um dos grandes pecados do filme, talvez pelo trabalho questionável de Iñarritu nesta obra. Isso porque O Regresso coloca em evidência a brutalidade humana e tem uma proposta de questionar a "humanidade" de maneira quase filosófica e sublime, mas não entrega o que promete. Além disso tem uma narrativa um pouco "arrastada", que coloca o espectador olhando o relógio em vários momentos. E a tal da "formação da identidade norte americana"? Essa deve ter ficado só nos bastidores. 


Quanto ao elenco, todo ele traz ao público um trabalho primoroso. Tom Hardy está impecável na pele do vilão Fitzgerald e leva um certo favoritismo para o prêmio de Ator Coadjuvante. E o que falar do Dicaprio??? Bem, o DiCaprio está irretocável como o explorador Hugh Glass, é emocionante vê-lo atuar e é muito improvável que não leve a estatueta como Melhor Ator, até porque a Academia costuma fazer a chamada "justiça atrasada" e esse Oscar está passando da hora de sair para ele. 


Podemos dizer que um filme é basicamente as escolhas do seu diretor. E podemos dizer que aqui há várias escolhas acertadas e outras bastante questionáveis. O Regresso vale a pipoca, com certeza! Está longe de ser ruim, mas não é essa 8 oitava maravilha que dizem, tampouco é o que se propôs a ser. Se leva o prêmio de Melhor Filme? Hollywood, we have a problem!!

Por Thiago Sales


Nenhum comentário: