Tai o trailer dublado em alemão pra vocês sentirem um pouquinho como foi a minha experiência.
E no fim de semana fomos, eu e a família que está me hospedando. A primeira coisa que me surpreendeu: os alemães não tem o hábito de assistir programas legendados. Acham muito estranho, inclusive, isso de assistir algo e ter que ler ao mesmo tempo. Portanto, tv e cinema, é tudo dublado. Em alemão, lógico. E lá fomos nós, eu rindo antecipadamente de como seria estranho não entender nada.
Daí perguntei: e qual vai ser o filme? - Mission Impossible: Phantom Protokoll. Ok. Eu assisti apenas o primeiro, e lá com minhas reservas. Mas tudo bem, melhor que seja um filme de ação, por que pelo menos me distraio com as cenas eletrizantes. Claro que eu não podia perturbar os outros pedindo que traduzissem tudo, então fui entendendo o filme pelas imagens, afinal cinema tambem é imagem. Ah, a segunda coisa que me espantou: aqui não tem um funcionário esperando na porta da sala pra pegar o ticket. Você compra na bilheteria, e entra na sala. Fim de papo. Incrível as mágicas que podem ocorrer num lugar onde as pessoas são civilizadas e não tentam lucrar a qualquer custo.
Pôster do filme em alemão
Enfim, e sobre o filme? Calma, que já estou chegando lá. Entramos na sala (cadeiras marcadas, muito legal), apagam-se as luzes, e acende-se a tela. Mais surpresas: aqui tem muito, muito mais comerciais do que nos cinemas nordestinos. Começou o filme, e o que posso dizer? Resumo do filme: o Tom Cruise tem uma missão, tem pessoas tentando impedi-lo de finalizar a missão, tem muitos tiros, tem um vilão, que a julgar pela bomba que ele tenta lançar, quer dominar o mundo, e no fim o Tom Cruise salva o dia mais uma vez. (pessoas anti-spoilers, poupem-me. Convenhamos que é o roteiro esperado pra um filme de ação, né?)
As cenas são meio impossíveis, mas a missão é impossivel, né? Dá pra acreditar, porque o Tom Cruise tem o poder. Como todo filme hoje, seja de que gênero for, tem suas tiradas de comédia, que só ri quando a comédia era na ação, mas os alemães riram bastante, então deve ter um texto engraçado. Carros de luxo e propaganda da Apple até nao poder mais deixaram o filme mais luxuoso. Resumindo, a experiência foi ótima, e pra quem curte cenas de ação muito iradas, vale muito a pena ver essa continuação que estréia em terras brasileiras essa semana. Só fiquei com uma dúvida: será que o Tom Cruise malhou muito pra perder os quilinhos que andava cultivando, ou ele como produtor usou da mais alta tecologia pra ficar bonitão? ;)
Larissa Ludiana