terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Origem

Postagem original 23/02/2011. Texto modificado e atualizado.
Fonte da imagem: site do filme

Dos filmes que estrearam no Brasil em 2010, esse é possivelmente o melhor. Mas não faz o estilo da Academia, que não costuma dar o prêmio máximo a ficções. Portanto não ganhou o Oscar de melhor filme. Mas como concorreu em outras sete categorias – a maioria de ordem técnica – saiu feliz da premiação. O diretor e roteirista Christopher Nolan acertou no tema realidade x sonho, pois um bom roteiro original é coisa cada vez mais rara em Hollywood. Ponto também para o elenco, composto por rostos conhecidos e talentosos, alguns trazidos do também seu “Batman Begins” como Michael Caine, Cillian Murphy e Ken Watanabe.


ah, eu tinha que postar essa foto.

O filme é complexo, mas não confuso. Exige total atenção, e assistir mais de uma vez é uma ótima ideia. Gira em torno de um grupo de “ladrões de ideias”, que roubam segredos do subconsciente das pessoas enquanto dormem. Em seu novo trabalho eles precisam inserir uma ideia, tendo como campo de batalha três níveis de sonho sobrepostos. A realidade é questionada do começo ao fim do filme, mas não chega a contagiar a dúvida como Matrix fez e continua fazendo.
Como mostram as outras indicações – melhor roteiro original, melhor direção de arte, melhor trilha sonora, Melhor fotografia, melhor edição de som, melhor mixagem de som e melhores efeitos especiais (tendo vencido os últimos quatro) – o filme tem uma técnica impecável, com efeitos bem realistas e um som provocante, daqueles bons de ouvir no cinema. O roteiro foi muito cuidadoso e criativo, sem deixar os momentos de explicação entediantes. Ainda assim as explicações podem ser complicadas de assimilar, por se tratar de um assunto tão denso como o subconsciente.
Finalmente, A Origem só concorreu a melhor filme porque agora são dez os indicados. Mas pra quem quer botar os neurônios pra funcionar, ver muitas cenas de ação surpreendentes e até se emocionar, vale muito a pena.
Larissa Ludiana

Nenhum comentário: