segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cultura Cinematográfica - Monstros S.A.

Hoje vou trocar de lugar com o João Teodoro. Vou fazer um post sobre um filme de animação e o João Teodoro assume o Cinema 2011 esta semana.



Aproveitando a semana da criança, vou falar sobre um filme de animação. Não que estas obras sejam infantis, mas é que este público responde por maior parte de seu faturamento. Me recuso a falar infantil, a não ser que seja mesmo um filme infantil. Vocês podem até argumentar que Monstros S.A. é um filme infantil, mas não acho. Acho que (pode até ser) pode ser classificado como um filme para toda a família, mas infantil somente, não.


Quando eu trabalhei na Distrívideo (não é merchandising, não, ok? - hehehe), em 2002, todo funcionário fazia a sua lista de melhores do ano, e eu inclui esta obra-prima da animação. Todo mundo veio falar comigo: "Como é que tu põe um filme infantil?" Mas tudo o que este filme não é, é infantil...

A Pixar tinha alcançado seu ápice com este filme. Após isso, eles conseguiram se superar algumas vezes, mas sem a mesma inventividade. O filme conta a história de um mundo à parte do nosso, que se abre através de nossos armários em nossos quartos - a Monstrolândia - onde os monstros vivem da energia dos gritos de medo de nossas crianças. Por outro lado, os monstros são alérgicos a crianças. Dá pra ter uma idéia do que vai acontecer quando uma criança (BOO - nome bem sugestivo, não?) entra no mundo deles. A imaginação dos caras chega ao extremo quando eles mostram os fundos, aliás a parte interna, da fábrica.



Para mim, continua sendo a animação que mais gosto. Já foram feitos até alguns melhores, mas o encanto da pequena Boo com Mike Wazowski e Sulley é inacreditável. Toda a construção dos cenários e ambientes, equipamentos e objetos é maravilhosa. Toda a concepção dos monstros em si é maravilhosa. Roteiro muito seguro, animações com efeitos surpreendentes, atuações (sim, atuações são muito importantes numa animação) muito legais. Como disse um filme completo.

Só acho uma pena ele ter sido lançado no mesmo ano que Shrek, o que tirou totalmente as chances de vitória no Oscar de animação.Mas, apesar de adorar Shrek (principalmente o segundo), continuo com Monstros S.A. e não abro.

Assistam... Se você já assistiu, veja de novo... Se você tem filhos, veja com ele. É uma experiência inesquecível. E olha que quando eu assisti eu nem tinha filhos ainda.

Ricard Wolney

Nenhum comentário: