sábado, 22 de outubro de 2011

O (meu) melhor filme de todos os tempos #2

Vocês devem lembrar que o Ricard já disse qual o  melhor filme de todos os tempos na opinião dele (quem não lembra clica aqui e refresca a memória). Bem, chegou a minha vez. Vamos lá.

Bande à part
Em maio de 1968, na França, algo incrível aconteceu. Aos poucos, todas as classes pegaram emprestada uma revolta que começou num cinema, por causa de cinema, para transformá-la no considerado evento revolucionário do século XX.
Eu conheci essa história num filme. Saber que isso realmente aconteceu, que a França realmente parou, por motivos diferentes, mas com início na porta de um cinema, fez eu me apaixonar ainda mais pelo filme.
Esse filme é Os Sonhadores, e é o meu melhor filme de todos os tempos. Por três motivos: 1. As referências ao cinema e a vários filmes clássicos, 2. O fato de você poder pausar o filme em qualquer momento e ter ali uma perfeita foto, e 3. O fato de o filme não narrar uma saga (como a maioria dos filmes faz) mas sim mostrar a subjetividade dos personagens. Sem pressa de chegar ao fim, por que o fim não é o mais importante, e sim os acontecimentos que levaram àquele fim.
Bernardo Bertolucci adaptou o livro de Gilbert Adair (The Holy Innocents, sem tradução em português)que acompanha os jovens irmãos gêmeos Isabelle e Theo, e seu novo amigo americano Matthew. Juntos, trancados em casa, enquanto o mundo muda do lado de fora, os três se descobrem, em meio a vinho e conversas filosóficas.
Algumas pessoas não acostumadas com um cinema mais “desnudo”, podem achar o filme um pouco libertino demais. Para esses recomendo ver a relação de Isa e Theo com olhos mais inocentes e fraternos. É aí onde está a beleza do filme.
Na minha opinião, mais que melhor filme, Os Sonhadores é perfeito. Simplesmente por que Bertolucci fez o que era necessário. Mesmo quando a gente queria um fim diferente para uma cena especial, ou para o filme inteiro.
Larissa Ludiana

Um comentário:

Ronnie Ballack disse...

Acho esse filme super bacana, amo muito :P