sábado, 19 de novembro de 2011

CINEMA 2011 - Ratatouille

Eu sei que estou em débito com os meus leitores do CINEMA 2011.

Mas é que acabei terceirizando meus posts e não recebi os resultados esperados. Madagascar 2 deixei por conta de um menino de 7 anos (não posso botar a culpa nele - sou seu pai - ele está em época de provas e dou prioridade a ele estudar e brincar muito sem ser em computador). E Missão Babilônia, deixei com um colega do BB, que assistiu, mas ainda não me entregou a encomenda.

Postanto, assumi de volta o CINEMA 2011 com o filme Ratatouille.

Qualquer um pode cozinhar!

Este é o lema de Auguste Gusteau, um dos maiores chefs de cozinha da França. E este lema será levado ao pé da letra com este filme que tem um RATO como personagem. E não é aquele ratinho bonitinho, tipo hamster ou Mickey. É aquele rato de esgoto.







Este é Remy


O filme é espetacular na recriação de Paris e, principalmente, do interior de um restaurante famoso. O filme nos deixa embasbacados. Não é um filme unicamente para crianças. Os adultos adoraram. A Disney-Pixar a cada ano que passa nos surpreende. Que nos digam os recentes UP e Wall-E. Mas voltemos ao Ratatouille.

Ratatouille é o nome de um prato de camponês francês. É, apesar de parecer, não se trata de ratos... Mas como soa parecido em quase todos os idiomas, ficou um trocadilho bem interessante.

Ei, deve ser gostoso, este Ratatouille, viu?

Remy, o tal ratinho, nasceu com um dom especial: É muito sensível a cheiros e sabores... Ah, e sabe ler! E o livro que ele mais gosta é, justamente, o de Gusteau: Qualquer um pode cozinhar! Ele acaba em Paris, onde conhece o restaurante de Gusteau. Ele também vê Gusteau como uma espécie de consciência (o grilo falante do Pinóquio) que o impede de fazer coisas erradas.

A consciência de Remy

Toda trama precisa de um vilão (ou pelo menos um contra-ponto - o que é o caso aqui), e aqui ele é personificado no Crítico de Gastronomia Anton Ego. O cara é magro e parece não gostar de comida de jeito nenhum. Na verdade, ele ADORA (no sentido religioso, mesmo) comida. Então o embate está feito.


 Ele não é tão mal assim

Mas peraí... um rato não pode cozinhar. Aliás, ele não pode nem ENTRAR em um restaurante. Ele precisa de um humano. E é aí que entra Linguini (que tem uma surpresa para revelar no meio do filme). O cara é um completo desastrado, que será salvo por Remy. Então ambos farão uma troca - mais pra simbiose. Linguini vai desenvolver uma história de amor, lá pelas tantas com Colette, uma das funcionárias do restaurante de Gusteau.

Isso vai dar certo

É isso! Vejam o filme. O som do filme é incrível. Ele concorreu aos Oscar Técnicos de Som, Edição de Som e Trilha Sonora e ganhou o de animação. A imagem é espetacular. Como eu falei a reconstrução visual de Paris e dos restaurantes são lindas. Vejam!

Segue a lista (agora foram 13 - faltam 14):

HOMEM DE FERRO - Ok - 04/04
JOGO DE AMOR EM LAS VEGAS - Ok - 11/04
HANCOCK - Ok - 02/05
A LENDA DO TESOURO PERDIDO: O LIVRO DOS SEGREDOS - Ok - 16/05
CÓDIGO DE CONDUTA - Ok - 23/05
TROVÃO TROPICAL - Ok - 13/06
ZOHAN: O AGENTE BOM DE CORTE - Ok - 01/08
PIRATAS DO CARIBE 3: NO FIM DO MUNDO - Ok - 29/09
A BELA E A FERA - Ok - 09/10
KUNG FU PANDA - Ok - 10/10
MADAGASCAR 2 - Ok - 23/10
MISSÃO BABILÔNIA - Ok 24/10
RATATOUILLE - Ok - 14/11
O DIA EM QUE A TERRA PAROU
O GRANDE DAVE
HIGH SCHOOL MUSICAL 3: ÚLTIMO ANO
SE EU FOSSE VOCÊ 2
A MULHER INVISÍVEL
OS NORMAIS 2 - A NOITE MAIS MALUCA DE TODAS
O CAÇADOR DE PIPAS
VICKY CRISTINA BARCELONA
AS DUAS FACES DA LEI
FOI APENAS UM SONHO
AUSTRÁLIA
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: PRÍNCIPE CASPIAN
GUERRA AO TERROR
MARLEY E EU

Ricard Wolney

Nenhum comentário: