quinta-feira, 3 de março de 2011

O (meu) melhor filme de todos os tempos

Não posso começar por outro filme que não: "CLUBE DA LUTA".
Se fosse só para citar os aspectos técnicos do filme, ficaria muito chato e o pessoal me acharia mais um "nerd" cinéfilo e isso é tudo o que eu não quero. (Apesar de direção, roteiro, edição e atuações serem perfeitos)
A genialidade de Clube da Luta está na sua ousadia. Ousadia de ter um roteiro imprevisível (com um final idem), de mexer ainda mais na ferida da sociedade moderna, de ir fundo na mente humana e utilizar elementos nunca antes vistos, de ser violento (apesar de justificável)... Isso é CLUBE DA LUTA
Ele é sim um filme perigoso. Mas somente para quem não está disposto a pensar, a penetrar e explorar a surra de idéias que o filme proporciona. TODAS as lutas são metáforas. Não estão ali para compor só cenas extremamente violentas. Elas existem para mostrar o desespero em que se encontra quem descobre que sua vida é um grande NADA. Sem dúvida, um filme mais do que brilhante. O melhor filme que eu já assisti.

O filme se pauta por um anti-capitalismo e um sentimento de anti-violência. Se analisarmos esse filme de maneira superficial, acharemos que a violência é uma boa maneira de resolver os problemas. Mas, se formos a fundo, descobrimos que o filme é, na verdade, pacifista (isto mesmo, pacifista).
JACK (Edward Norton - brilhante!) não agüenta mais sua vidinha fútil, sem significado. TYLER (Brad Pitt - insano!), um maluco anti-capitalista, fica amigo dele. Juntos fundam o tal Clube Da Luta, um local onde homens brigam entre si para extravasar toda a fúria de suas vidas rotineiras. A coisa começa a sair do controle e... Não posso contar mais senão estraga para quem não viu!!!
As mensagens anti-consumismo são mais que claras ("Você NÃO é o seu carro...") e também são outro ponto forte do filme.
Na próxima semana: O melhor filme brasileiro (na minha opinião, claro). Abraço.
Ricard Wolney

Nenhum comentário: