segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cultura Cinematográfica - Quem Quer Ser Um Milionário?

Quem quer ser um milionário?

Aliás, quem não quer ser um milionário?

Jamal acertando tudo

Há algum tempo assisti o filme "Quiz Show - A Verdade dos Bastidores", que trata (mais ou menos) do mesmo assunto. Mas aqui a temática é diferente... E não só isso... Enquanto o Quiz Show se passa no interior dos Estados Unidos, este Quem Quer Ser Um Milionário? se passa na Índia. E na Índia dos dias atuais. Em Quiz Show o principal tema é os bastidores dos antigos programas de perguntas e respostas (Tipo Show do Milhão do Sílvio Santos) e as fraudes que foram cometidas naquela época. Quem Quer Ser Um Milionário? mostra um filme de amor. Uma história de amor meio impossível, mas ainda assim muito bela. Uma busca incessante de um rapaz (Jamal, interpretado por Dev Patel) atrás de uma moça (Latika, interpretada por Freida Pinto) que ele nem sabe se ainda existe, pois passaram por poucas e boas, mas que, como o programa vai ser visto em toda a Índia, entra no jogo do programa "Quem Quer Ser Um Milionário?" para disputar e aparecer para ela.

Jamal e Latika


O grande mote do filme são as perguntas que vão sendo feitas a Jamal. A cada pergunta que passa, o nível vai aumentando e se tornando cada vez mais difícil acertar. Mas, incrivelmente, as respostas tinham sido dadas a ele em algum momento de sua vida. Incrível.

A sinopse parece mais de uma novela mexicana, mas o filme tem um estilo bem interessante. Se desenvolve de maneira muito inteligente e ágil. Tem muito de Bollywood (principalmente nos momentos de dança que não poderiam faltar), mas tem aquele dedo do diretor. Danny Boyle, para os que não conhecem ele dirigiu A Praia, Extermínio e os mais famosos Trainspotting e Cova Rasa, põe sua mão. Sentimos o peso em várias cenas bastante pesadas. Era o seu melhor filme até 127 Horas deste ano. Com certeza, temos um diretor em ascensão no momento.

A edição é muito segura (lembra um pouco Cidade de Deus) e a fotografia é excepcional, principalmente por nos mostrar uma fotografia suja (o que é totalmente adequado ao filme), já que estamos muito acostumados a filmes limpinhos e bonitinhos. Não poderia deixar de falar da trilha sonora que é deslumbrante. Mesmo depois de anos que assisti o filme ainda estou com a música tema (Jae Ho Ho Ho) na cabeça. Os atores são todos indianos e a grande maioria iniciantes o que faz do trabalho ainda mais louvável e digno de nota.


Danny Boyle na festa do Oscar

Pra mim, só não foi melhor porque ganhou o Oscar de O Curioso Caso de Benjamin Button. Mas isso fica para um outro dia.

É isso!


Ricard Wolney

Nenhum comentário: