domingo, 6 de novembro de 2011

A Pele Que Habito

Tenho que admitir: Estou em débito com Pedro Almodóvar.

O último filme que vi dele foi Fale com Ela. Excelente. Mas tive alguns contratempos que me fizeram não assistir seus últimos três filmes: Má Educação, Volver e Abraços Partidos.

Vocês não têm idéia


Como não assisti estes filmes, não posso dizer se voltei em grande estilo, mas posso, SIM, dizer que voltei em grande estilo. Este A PELE QUE HABITO é um exercício de suspense como há muito não se vê no cinema atual. Como todo filme do Almodóvar, é muito bem construído. Baseado no livro "Tarántula" de Thierry Jonquet, o filme conta a história do Dr. Robert Ledgard (Antonio Banderas - que bom voltar a ouvi-lo falando em espanhol), renomado cirurgião plástico, que, desde que sua esposa sofreu queimaduras em todo o corpo em um acidente de carro, se interessa (na verdade, fica obcecado) pela criação de uma pele que poderia ter salvo a vida dela. Doze anos depois ele consegue criar esta pele, sensível a carícias, mas ainda uma armadura contra qualquer tipo de agressão.

Ele parece o cientista maluco do Pica-Pau

Ele vai utilizar esta nova pele em uma cobaia humana... -- Agora, tenho que fazer uma pausa dramática, porque tenho que pensar em como continuar sem contar a história... -- Enfim, ele vai testar esta pele em uma cobaia humana contra a vontade dela... (Acho que é a melhor maneira de contar sem estragar o final.) É uma história kafkiana, pois a personagem principal entra em um rumo o qual não poderá voltar. Vera (Elena Anaya) troca toda a sua pele, mas não a sua identidade (a identidade e sua invulnerabilidade é outro dos temas do filme). Depois de muitos acontecimentos, ela decide que deve aprender a viver dentro da pele que habita.

Isto é antes


O filme tem todos as principais características de Almodóvar: sexo, violência, conflitos familiares muito tensos (aliás, o filme É muito tenso...). Podemos notar o tempo todo que é um Almodóvar puro. Mas notamos também que é algo diferente.Apesar de parecer um pouco com os filmes antigos de Hitchcock, o filme segue um rumo todo próprio de suspense. Na verdade, não conseguimos nem mesmo identificar a que gênero este filme pertence. É muito difícil precisar.

Isto é depois... Ficou linda!

Esqueçam todas as sinopses que vocês por acaso leram sobre este filme. Assistam, pois é fenomenal!

Ricard Wolney


Nenhum comentário: