quarta-feira, 13 de julho de 2011

Orgulho e Preconceito

Atenção à carinha de 'doida pra casar' das moças
Pra começar, tenho que especificar que estou falando da versão cinematográfica de 2005 do livro homônimo de Jane Austen. Afinal, a obra possui mais sete adaptações, algumas delas no formato minissérie.
Agora vamos ao alvo: Orgulho e Preconceito conta a história de Elizabeth Bennet (Keira Knightley), suas cinco irmãs e sua mãe (Brenda Blethyn, no melhor estilo mãe casamenteira). O enredo se passa na Inglaterra do século 19, aquela dos bailes, vestidos fofos, finesse, e casamentos arranjados. No meio disso, Elizabeth - que não é lá uma moça de posses - se apaixona pelo (podre de rico) Sr. Darcy (o semi-famoso Matthew Macfadyen).
Pra quem ainda não percebeu onde isso vai dar, eu explico: o filme escorre açúcar pela tela da TV. É muito amor, muito sofrimento de época e tal e coisa. Mas Jane Austen não se tornou uma das maiores escritoras de romance por acaso. A história é envolvente, e bem contada. E apesar das diferenças básicas livro x filme, foi uma adaptação bem feita, uma fotografia linda, meio fosca, meio nevoenta, te dá a impressão de estar olhando pro passado. O filme foi inclusive bem recebido pela crítica, por sua fidelidade ao livro.
Para quem gosta do gênero romance Orgulho e Preconceito é uma ótima escolha, além de ser muito bonito visualmente. É pra se emocionar, torcer e chorar. (Aproveite pra jogar fora seu exemplar de Um Amor pra Recordar, por favor)
Mas aí você leitora vai me dizer "pelamordedeus, o que eu faço pra convencer meu tchutchuco/moreco a assistir esse filme comigo?" Eu respondo. Se seu tchutchuco só assiste as comédias românticas que você escolhe, amarrado, nem adianta tentar convencê-lo. Assista sozinha e se embriague de Sr. Darcy. E espere pela adaptação de Orgulho e Preconceito e Zumbis, que esse sim ele vai gostar.
Fonte da foto e da notícia: Cinema com Rapadura
Achou estranho, né? O título é uma sátira, escrita pelo norte-americano Seth Grahame-Smith, que conta basicamente a mesma história do original, mas quanto rola toda a melosidade, os personagens tem de enfrentar uma praga de zumbis. O filme terá produção de Natalie Portman, e a atual possível protagonista é Emma Stone, que já lutou contra zumbis em Zumbilândia. Esse sim, prometerá adrenalina.
Larissa Ludiana

Um comentário:

Retalhos de hoje disse...

Amei!!!
Orgulho e Preconceito é lindo! Tem um ar de medieval, é realmente doce e emocionante. Encantou- me a pureza dos personagens. A fotografia do filme todo parece ter sido feita no outono,ou no começo da manhã e no final da tarde, luz linda! Algumas cenas dão ódio de taum bem feitas que saum. Como a do encontro dos personagens principais pela manhã, começa com uma névoa e logo depois o sol coloca raiozinhos na tela. Perfect! Axo que essa mistura de névoa e luz fica muito bonita.
Ah, mas é verdade que os sanguinários vaum morrer de tédio se resolverem ver esse filme. rsrsr
Eu já havia visto algo sobre esse dos zumbis. Ou será tosco, ou será tenso! #medo!