quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cultura Cinematográfica - Agora e Sempre

Aproveitando mais uma efeméride (ô nome bonito!) vamos falar hoje sobre o Dia do Amigo.

Eu só consigo pensar em um filme que vi no cinema há alguns séculos: AGORA E SEMPRE (Now and Then, no título original), de 1995, no começo da minha carreira de cinéfilo.



O filme fala do reencontro de quatro amigas, que tiveram rumos bem diferentes, depois de vinte e cinco anos sem se falarem, quando uma delas vai ter um bebê. Elas então se lembram das férias de 1970, quando tinham apenas doze anos e viveram as primeiras emoções do início da adolescência. O aprendizado sobre amizade, família, divórcio, amor e sexo leva a vários momentos muito emocionantes e que nos levam a valorizar todos os nossos amigos de agora e de sempre, como diz o título original do filme.

Naquelas férias elas estão tentando juntar dinheiro para construir uma casa na árvore, mas no meio desta busca, e enquanto fogem dos Vermes (quatro garotos que vivem implicando com elas), realizam uma sessão espírita e acreditam ter ressuscitado o espírito de um menino chamado "Querido" Johnny. Elas tentam achar notícias sobre ele, mas... Bom, aí seria contar demais. Assistam que o filme é excelente.

O filme conta com uma maravilhosa safra de atrizes americanas, tanto as jovens como as adultas. Entre as atrizes jovens encontramos Christina Ricci (precisa dizer quem é?) e Thora Birch (de Beleza Americana). Entre as adultas temos Demi Moore, Rosie O'Donnell (a Bete dos Flintstones), Melanie Griffith (a mulher do Antônio Banderas) e Rita Wilson. E ainda tem uma ponta mais que especial do Brendan Fraser.

Quatro Amigas

A paisagem do interior americano sempre me fascinou e neste filme está muito bonita também. A diretora é a desconhecida (para o público não-televisivo - eu pelo menos nunca tinha ouvido falar nela) Lesli Linka Glatter, que dirigiu séries como House, Heroes, The Mentalist, Mad Men e True Blood.

É isso! Feliz dia do Amigo!

Ricard Wolney

Um comentário:

Retalhos de hoje disse...

Deve ser realmente uma bela historia. Minha minha listade filmes para assistir ja ta crescendo de novo!

Por falar em amizade, eu vi há um ano mais ou menos um filme chamado "Ponte para Terabítia", naum sei se conhecem, mas é um encanto também.