sexta-feira, 18 de março de 2011

Terra Estrangeira

Eu peço desculpas para os leitores, mas não poderia deixar de falar de RANGO.

Mas agora segue:
O Melhor Filme Brasileiro que já vi!

Alguns vão pensar em CIDADE DE DEUS (com razão). Outros em TROPA DE ELITE.
Mas vou falar de: TERRA ESTRANGEIRA

Eu sei que não é um filme tecnicamente perfeito como Cidade de Deus (que é o melhor filme brasileiro já feito), mas é de uma emoção sem tamanho.
Trata de um período negro na história brasileira: o confisco do começo da "Era Collor". Fernando Alves Pinto é Paco, um aspirante a ator que mora com a avó. Vê sua vida desmoronar, em uma cena extraordinária, e tem que se virar para viver. O cara vai parar em Portugal (mais especificamente em um subúrbio de Lisboa), quando, na verdade, ele queria ir para a Espanha. A Espanha é a terra de sua avó, que estava juntando dinheiro, para levar o neto para conhecer sua terra natal. Ele vai como mula de traficantes de jóias – sem saber de sua situação e a coisa vai piorando cada vez mais e... não posso contar mais.

O filme é todo em preto e branco, o que se traduz em uma fotografia magnífica, com uma trilha sonora sublime e que acaba virando um road movie no final.
Os atores estão muito seguros do que estão fazendo o que torna tudo muito mais verossímil que qualquer outro filme nacional (fora CIDADE DE DEUS) que eu já vi. A Fernanda Torres e Fernando Alves Pinto dão show, mas com os coadjuvantes de luxo Laura Cardoso e Luís Melo não ficam atrás. O Walter Salles Jr. (de Central do Brasil) está seguro em seu primeiro filme relevante (segundo longa metragem). É PERFEITO!

TERRA ESTRANGEIRA fala, na verdade, sobre cada um de nós nos sentirmos em terra estrangeira, onde quer que estejamos. Estar em terra estrangeira dentro de nós mesmos. Um pouco como o livro O Estrangeiro de Albert Camus.
O filme trata ainda de outros temas meio espinhosos, como tráfico (drogas, jóias e pessoas), migração para a Europa (principalmente de africanos – um problema que ainda estava no comecinho) entre outros, o que faz do filme O MELHOR FILME NACIONAL QUE JÁ VI!

ASSISTAM!!!
Ricard Wolney

Nenhum comentário: