domingo, 27 de março de 2011

Os Incríveis "Olhos Cor-De-Violeta"

Quando me perguntam sobre algum filme sempre indico filmes recentes. Por recentes, entenda-se anos 90 e 2000.
Trabalhei na Distrivideo entre 2002 e 2003. Não foi lá que comecei a gostar de cinema. Foi PORQUÊ eu gostava de cinema que acabei parando lá. E fui chamado, um pouco por minha falta de modéstia e um pouco por meus conhecimentos mesmo. Eu já cheguei dizendo que conhecia tudo de filmes dos anos 90, pois tinha um arquivo com todos os filmes que passaram em Fortaleza, no cinema, desde 1996.
Se isto me tornava uma espécie de dicionário sobre os anos 90 e 2000, me tornava também uma nulidade em clássicos, já que não assisti (praticamente) nada deles. Somente alguns poucos filmes como BONEQUINHA DE LUXO com a Audrey Hepburn, alguns do Hitchcock (Principalmente JANELA INDISCRETA - que até hoje é imitado com o seu suspense sem tamanho), CASABLANCA, uma das melhores histórias de todos os tempos e CHAPLIN (Todos), incluindo aí: O GRANDE DITADOR e TEMPOS MODERNOS

Estou escrevendo esta coluna devido à morte da Elizabeth Taylor que ocorreu esta semana.
Não posso falar muito sobre os “olhos violeta”. Mas, não posso deixar de falar sobre uma das maiores divas da história do cinema.
Liz Taylor teve sua maior fase nos anos 50 e começo dos 60 quando estreou inúmeros filmes inesquecíveis, como CLEÓPATRA (É até um pleonasmo falar em Cleópatra e Elizabeth Taylor – afinal de contas, Cleópatra FOI Elizabeth Taylor), QUO VADIS, IVANHOÉ – Todos filmes épicos. Além de filmes de interpretação inigualável como ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE – Espetáculo em conjunto com James Dean e Rock Hudson, GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE, DE REPENTE NO ÚLTIMO VERÃO, BUTTERFIELD 8 (Que lhe rendeu seu primeiro Oscar) e QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOLF? (Seu segundo e último Oscar). Ela morreu com 79 anos de idade, mas o mundo sempre se lembrará de sua beleza juvenil.


Só assisti ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE – um épico moderno sobre a descoberta do petróleo no meio-oeste americano - mas o cinema perdeu um de seus maiores ícones:

OS INCRÍVEIS OLHOS COR-DE-VIOLETA.

 Ricard Wolney

Um comentário:

Edge disse...

lindo lindo o olho dela,queria ter o olho assim