terça-feira, 7 de junho de 2011

Cine Ceará - O Começo

Pessoal,

entre os dias 8 e 15 de Junho se realiza o 21° Cine Ceará - Festival Iberoamericano de Cinema, um dos cinco maiores festivais de cinema do Brasil.

Pôster Oficial

Este ano, o festival estará, pela primeira vez, em duas sedes: Fortaleza e Juazeiro do Norte e traz o tema "Religião e Religiosidade no Cinema". Outra mudança é que a mostra principal não será no Cine São Luiz (tecnicamente o Centro Cultural Sesc) e sim no Theatro José de Alencar. Em termos de glamour e beleza ambos empatam, pois o interior do Theatro é tão lindo quanto o interior do São Luiz, mas os arredores são o problema: enquanto o Cine fica na Praça do Ferreira, um ponto bonito da nossa cidade, o Theatro está na Praça José de Alencar, que está passando por reformas e tem o entorno muito esquisito.

Bom, espaço geográfico à parte, o festival vem com força, pois tem várias mostras além de seminários e palestras. A programação completa você pega aqui. Mas posso adiantar algumas coisas bem interessantes. Além das tradicionais mostras competitivas: Iberoamericana de Longas e Brasileira de Curtas, temos uma Mostra Homenagem a Eduardo Coutinho, autor de filmes como Edifício Master e O Fim e o Princípio.

Os filmes nacionais de maior destaque são "O Coro" de Werner Schumann e "Mãe e Filha" de Petrus Cariri. Haverá ainda a exibição fora de competição de "Na Quadrada das Águas Perdidas" com Matheus Nachtergaele e "Os Últimos Cangaceiros" de Wolney Oliveira, primeiro documentário sobre o cangaço.

Mas quem me conhece sabe do meu fascínio por uma das regiões mais lindas do mundo: O País Basco. E coincidentemente, no ano em que começo a escrever em um blog, o Brasil, o Ceará e, especificamente, o Cine Ceará trazem uma Mostra de Filmes Bascos, longas e curtas, chamada Begidarak (Olhares em basco). Não sei de onde surgiu este meu fascínio pelo País Basco. Talvez da língua estranha que não tem parentesco nenhum com nenhuma outra língua no mundo. Enfim, vou poder assistir um filme em basco.

Bandeira do País Basco

Quanto aos seminários, destaque para o Debate: A Produção Brasileira e os Novos Nichos de Mercado que contará com a presença de José Padilha (diretor de Tropa de Elite e Ônibus 174) e Karim Aïnouz (diretor de Madame Satã e O Céu de Suely). Quinta-9 às 15:00h., na Assembléia Legislativa do Ceará.


É isso!

Vamos ao Cine Ceará.

Ricard Wolney

Um comentário:

Ronnie Ballack disse...

Conferi alguns dias do Cine Ceará e devo confessar, os filmes e o festival foram otimos!!!

vale ressaltar um em especial que é "Homem com cheiro de Flor". Produzido por Armando Praça e que contem no elenco ninguem mais, ninguem menos que João Andrade Joca, duas pessoas em que adorei trabalhar junto em outras ocasiões e que pretendo retomar logo logo!