sexta-feira, 13 de maio de 2011

Thor

Enfim, assisti a um filme em 3D. E que filme.



THOR foi uma estréia muito animadora em 3D, o que me faz imaginar outros filmes antigos e querer ver futuros lançamentos nesta tecnologia que, realmente, veio para ficar. Não sei, porque não vi nenhum outro, mas posso citar críticos de cinema que afirmam ser este o filme que melhor aproveitou todas as possibilidades desta tecnologia a serviço do cinema, desde Avatar. O 3D não é exagerado, tudo se encaixa, tudo tem importância. Se forem ver o filme, sugiro que vejam em 3D.

Tendo como diretor Kenneth Branagh, o filme ganhou um peso muito grande na interpretação dos atores, que foram cuidadosamente selecionados. Temos Anthony Hopkins (interpretando Odin), Natalie Portman (recém ganhadora do Oscar de melhor atriz por Cisne Negro - acho até que ela fez o filme para desopilar um pouco do peso dramático do Cisne...) como únicos atores conhecidos. A escolha de atores desconhecidos tira o peso do estrelismo para colocá-lo nas personagens.

Kenneth Branagh é um especialista em Shakespeare (já dirigiu Henrique V, Muito Barulho por Nada, Hamlet, Trabalhos de Amores Perdidos e Como Lhe Aprouver e ainda interpretou em Othelo e Ricardo III - Um Ensaio) e aproveitou a história mitológica para dar um ar shakespeariano ao filme.

A história gira em torno de Odin, que, para aqueles que não sabem, é mortal, e o momento de sua transferência do poder para um de seus filhos: Thor e Loki. Trata-se de um drama familiar que centraliza todos os demais temas do filme: a rivalidade entre os irmãos, a expulsão e o conseqüente amadurecimento do personagem título. O diretor manteve-se fiel tanto à mitologia nórdica, quanto à mitologia Marvélica (acabei de inventar esta palavra - hehehe).

Interpretando o papel título temos Chris Hemsworth. O cara é quase que totalmente desconhecido (só fez uma ponta em Star Trek), mas consegue dar a real dimensão de Thor. A marreta (porque chamar o miudim [Mjölnir] de martelo é menosprezar a pobre coitada da marreta) é uma história à parte. Virou, mais ou menos, a história de Excalibur.

O filme faz parte da série OS VINGADORES, um projeto que começou com O Incrível Hulk, passou por Homem de Ferro 1 e 2 e ainda terá Capitão América e outros super-heróis. É acompanhar os filmes, já que todos estão interligados. E esperar pra ver.

Eu não podia deixar a Natalie Portman de fora

É isso! Temos um filme excelente, com todos os elementos para agradar o público em geral.

Até a próxima.

Ricard Wolney

Um comentário:

Larissa Ludiana disse...

E eu que assisti em 2D e em 3D, e não consegui escrever sobre o filme. Que eu achei simplesmente incrível. Definitivamente o melhor filme de super-herói até agora. Sem sobras, roteiro maneiro e falas muito legais que eu decorei e passo o dia "recitando".
Destaque para a única música da trilha sonora, "Walk" do Foo Fighters.
Fica a dica do site: http://www.thorositeoficial.com.br/
pra quem quiser curtir mais um pouco de Thor, entender mais a história e conseguir wallpapers irados.