sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entrevista - Jurandir Filho

Conheci o Jurandir Filho durante o Desencontro 2011 e virei fã. Ele é criador e diretor do Cinema com Rapadura, que eu agora leio fielmente. Num trabalho da faculdade tínhamos que entrevistar alguém, tema livre. É claro que escolhi o Jurandir, e é claro que pensei logo em postar aqui. A entrevista foi por e-mail, e eu ainda estou com medo dele brigar por eu postá-la, mas eu pedi permissão, claro. Então, confiram:


Quando seu gosto por cinema deixou de ser um hobby para ser algo profissional?

Quando a dedicação ao Cinema com Rapadura passou a tomar todo meu tempo. Foi algo bem natural. Me acostumei a trabalhar 12/14 horas por dia e isso virou um hobby profissional.

Como surgiu a ideia do blog? Em quê ou quem você se inspirou para criar o modelo que utiliza hoje?

A ideia surgiu durante a faculdade. No começo do curso de Sistemas de Informação, eu e mais dois amigos queríamos criar um site para colocar todo o aprendizado em prática. Decidimos por cinema por ser uma paixão em comum e criamos o site. As inspirações sempre foram os sites internacionais como IGN, Gamespot, Latino Review e Joblo.

Começar o projeto foi difícil? Você teve ajuda ou iniciou sozinho?

É complicado, mas tínhamos a base da faculdade. Antes de ter a ideia do site, tínhamos acabado de ter uma cadeira chama PLANO DE NEGÓCIOS. Dessa forma, passamos 6 meses produzindo um plano sobre o que queríamos com site. Como disse antes, a ideia era colocar em prática o aprendizado.

O que mudou na sua rotina com esse trabalho?

Mudou tudo. Abandonei meu emprego fixo e comecei a trabalhar exclusivamente com o Cinema com Rapadura, ganhando cerca de 10 vezes mais do que eu ganhava. Me tornei um empresário da internet e acabo não tendo tempo para muita coisa. Vivo para trabalhar. Minha sorte é que nessa área, assistir filme, além de trabalho, é diversão. Acabo pegando o fim de semana para fazer algumas coisas que gosto, além do cinema, como ir à praia, jogar videogames, pescar, viajar e DORMIR (rs).

Há quanto tempo o blog existe?

Dia 20 de Junho o Cinema com Rapadura faz 7 anos.

Tem algum projeto novo surgindo? Se sim, o qual é?

Nós queremos expandir a abrangência de produção de conteúdo do site. Além de cinema, até o meio do ano devemos estar cobrindo games, livros e quadrinhos.

Seus amigos passaram a pedir mais dicas depois que você começou a falar de cinema na internet?

Virei praticamente uma programação ambulante (rs). A galera pensa que eu sei decorado todos os horários. Mas é natural, se você trabalha com cinema, no mínimo você consegue recomendar bons filmes para os amigos.

Seu trabalho na internet é hoje o que você esperava quando começou?

Eu sempre esperava chegar no momento que estou hoje. Só o fato de viver de algo que criei na internet, poder ter um escritório em casa e viajar para vários lugares do mundo conhecendo artistas, diretores e produtores.

Como é a reação geral do público? Você recebe muitos comentários “haters”, de pessoas que só reclamam, mas não sabem muito bem porque reclamam?

Nós trabalhamos da melhor forma possível para nos aproximarmos do público. Temos comentários abertos (que são lidos e respondidos), e-mail para contato direto, Twitter, Facebook, etc. Sem falar dos inúmeros eventos que participamos com intuito de aproximar o público ao site. Mas sempre existes aqueles que só perseguem. Nós falamos sobre cinema, um tema que desperta amor e ódio nas pessoas. Fatalmente acabamos nos chocando com alguns leitores e ouvintes que não concordam com nossa opinião e se comportam de forma mal educada. Nosso objetivo é gerar discussão, mas de forma civilizada. Se essa galera não sabe se comportar, o mínimo que fazemos é ignorar e o máximo é bloquear.

Finalizando, que conselhos você daria para quem quer falar de cinema na internet?

Se o seu objetivo é escrever como hobby, fale de coração aberto. Se quer trabalhar profissionalmente, estude, faça cursos e se dedique, porque quanto mais você estudar, mais irá entender as camadas de interpretações que os filmes possuem.

Abs,

JURANDIR FILHO
Diretor Geral












Larissa Ludiana

2 comentários:

caiotuliocosta disse...

Parabéns.

Sofia disse...

Eu conheci o Cinema com Rapadura por acaso, por causa de um amigo que era crítico do blog. Ele me falou do trabalho, que ganhava os ingressos para ver o filme e depois comentar no site. Achei legal o fato de ser um serviço semi-voluntário: ele não ganhava nada (só o ingresso do filme) para fazer as críticas. E ainda assim, o serviço é de dedicação total.