Eles foram avisados...Eles foram amaldiçoados...
E na Sexta-Feira 13 nada vai salvá-los.
Lógico que falarei do original de 1980. Depois deste filme, vieram muitas seqüências fuleiras, série de televisão que não têm nada a ver com o filme, mas o original é de uma criatividade bem interessante... Hoje, depois de tantos Pânicos, Eu sei o que vocês fizeram..., Premonições e outros, é claro que parece mais um filme de terror como outro qualquer.
Mas o grande mérito é que esse foi o primeiro filme deste gênero (juntamente com Halloween) a fazer, realmente, sucesso. O Terror com o sangue espirrando na tela.
Alguns podem argumentar que se trata de um filme de pura violência. Tudo bem, o filme mostra inúmeras mortes das maneiras mais explícitas possíveis. É quase a "violência pornô" de Jogos Mortais que faz com que as pessoas sintam prazer com as mortes e com a violência imposta.
Mas aqui temos um caso especial. Em alguns momentos o filme se parece mais com a Bruxa de Blair, por não mostrar a violência (ou as mortes e o assassino) de cara. Deixar subentendido. E isso, muitas vezes, dá muito mais medo. Vejamos também um outro lado. O lado psicológico do assassino (que não vou contar para não estragar a surpresa de quem não viu)... Neste ponto, podemos, até mesmo, considerá-lo um filme de Suspense e não Terror, propriamente dito... Apesar do quê, o filme não nos deixa esquecer um só instante deste detalhe.
Momento tenso
O diretor é Sean S. Cunningham, que não fez muita coisa mais que o Sexta-Feira 13. Apesar do quê a direção do filme é bem interessante. Ele nos leva a todos os lados que ELE quer. E isso é muito importante nos filmes do gênero. A trilha sonora do filme é envolvente, conseguindo o resultado desejado pelo diretor.
É isso! Assistam! Percam um pouco o preconceito com os filmes de terror. Terror também é bem interessante para desestressar de dias muito turbulentos.
P.S.: Para quem não sabe: o famoso Jason (o da máscara de hóquei) nem dá as caras neste filme. O assassino é outra pessoa. ASSISTAM!!!
Ricard Wolney
Nenhum comentário:
Postar um comentário