sexta-feira, 29 de abril de 2011

Match Point

O diretor e mais uma de suas musas, a estrela de Match Point
Um diretor que faz praticamente um filme por ano desde 1965 precisa ter um estilo variável, apesar de manter características pessoais em seus filmes. Estou falando, claro, de Woody Allen. Com 49 filmes no currículo, Allen consegue essa façanha. E Match Point é um filme com estilo bastante oposto ao que muitos fãs se habituaram, como o clássico Noivo neurótico, Noiva nervosa, primeiro filme premiado do diretor, que ganhou quatro Oscar.
Pois é, eu não recomendo ver na sala, junto com sua mãe. Mas você que sabe.
O drama Match Point (com o subtítulo Ponto Final no Brasil, que me recuso a utilizar pois tenho assumido horror a subtítulos) conta a história de Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers), um professor de tênis que casa-se com Chloe (Emily Mortimer) para subir na vida. Ao mesmo tempo mantém uma relação paralela com Nola (Scarlett Johansson, nova musa do diretor).
Chega de spoilers, né? Escolhi falar sobre esse filme pois foi o primeiro que vi do Woddy Allen, na época sem saber disso, e me apaixonei por esse estilo, mais sério, mais analítico e que trata dos conflitos humanos, romances mal resolvidos e dramas pessoais. E as locações deixam de ser a habitual New York. Outros filmes dele também contém esses elementos, mas geralmente são tratados em diálogos 'filosóficos' ao invés de ações dramáticas. Além disso, Allen não atua nesses filmes. Aliás, suas aparições em seus filmes são um hábito recorrente e que me intrigam. Fico surpresa com sua onipresença nos filmes. Além de escrever o roteiro, dirigir e atuar, ele também é responsável pela trilha sonora de seus filmes. Levando em conta tudo isso, e a média de 1 filme por ano, eu não seria tão crítica quanto à qualidade dos filmes, que raramente deixam a desejar.
Match Point, muito bem recebido pela crítica, concorreu a 18 premiações, incluindo 1 Oscar e 4 Globo de Ouro, ganhou apenas seis, nenhum dos principais.

Avaliação final: vale muito a pena assistir ao filme. Eu ainda não sou conhecedora das obras de Woody Allen, e peço desculpas por qualquer erro de interpretação dos filmes. Aguardem Vicky Cristina Barcelona, o verdadeiro motivo desse post último filme que vi, e mais um que me apaixonei.

Quer mais informações sobre Woody Allen? O site IMDb tem uma extensa biografia do autor.
Larissa Ludiana

Nenhum comentário: