domingo, 17 de abril de 2011

Cultura Cinematográfica - Prêmios Brasileiros

Em 2008, comecei uma pequena coluna no Banco do Brasil, onde trabalho, com o título CULTURA CINEMATOGRÁFICA, ela teve que acabar em Dezembro de 2010 e foi aí que entrei para o grupo do Rede Cinefilia.


Minha motivação inicial foi o feito do filme TROPA DE ELITE (do diretor José Padilha) ter ganho o Urso de Ouro em Berlim, um dos cinco maiores prêmios do cinema mundial. Podem me bater, mas ainda não assisti o filme.
Mas, independentemente de o filme ser bom ou não, fascista ou não, ele levantou um polêmica danada. E eu fiquei curioso de saber se outros filmes brasileiros já ganharam algum outro destes prêmios. E descobri algo estarrecedor: fora TROPA DE ELITE, somente outros dois filmes brasileiros ganharam prêmios importantes no cenário mundial (aí colocados Oscar, Globo de Ouro, Palma de Ouro de Cannes, Urso de Ouro de Berlim e Leão de Ouro de Veneza):
  • O PAGADOR DE PROMESSAS de Anselmo Duarte (Cannes - 1962) e
  • CENTRAL DO BRASIL de Walter Salles Jr. (Berlim - 1998).

Ou seja, o filme tem que ser bom!!!

Logicamente, excluí inúmeros festivais de cinema de qualidade, tais como Havana, Montreal, San Sebastián, Sundance (EUA) e outros, pois estes não têm o mesmo apelo simbólico que aqueles cinco lá de cima. Outros filmes nacionais até ganharam alguns prêmios importantes: O CANGACEIRO (Melhor Filme de Aventuras e Música - Cannes); ELES NÃO USAM BLACK-TIE (Grande Prêmio Especial do Júri - Veneza); CENTRAL DO BRASIL (Filme Estrangeiro - Globo de Ouro)*.

Portanto, esqueçam que eu não vi o filme, assistam e me digam. Se já viram, deixem seus comentários. Quero discussões por aqui. Abração.

Na próxima coluna, brasileiros que ganharam prêmios.

Ricard Wolney

* Único filme Brasileiro a ganhar um prêmio de filme estrangeiro em Oscar ou Globo de Ouro.

Nenhum comentário: