sábado, 19 de março de 2016

Cultura Cinematográfica - Perfil - Jim Carrey

Olá, estamos de volta.

Já falei sobre o melhor ator da atualidade (Edward Norton), lá nos idos de 2011 (veja aqui). Agora falarei do ator mais injustiçado de Hollywood (agora, ainda mais, depois do Oscar ganho por Leonardo DiCaprio) - Jim Carrey.

E tudo começou aqui

Ele estreou no cinema em 1981, no filme Rubberface, que recebeu a tradução posterior (e ridícula) de Um Debilóide Sem Máscara (obviamente devido ao sucesso do filme O Máskara), mas não fez nenhum papel relevante até 1994, quando fez Ace Ventura - Um Detetive Diferente.

E assim começou a má fama...

Esse foi o papel que o lançou ao estrelato. O detetive atrapalhado, especializado em animais, e que, no final das contas, acaba resolvendo o crime que acontece no filme, fez tanto sucesso que gerou uma continuação no ano seguinte. Tudo o que associamos a Jim Carrey já estava lá: caretas, piadas corporais e muito politicamente incorreto. E esse talvez seja um dos motivos da injustiça contra esse ator.

Seu maior sucesso

Mas também, o cara não se ajuda... Ele quis começar sua carreira com papéis de bobalhão e isso forma um preconceito ainda maior. Logo em seguida a Ace Ventura ele lança Débi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros e seu maior sucesso em muito tempo: O Máskara. Com isso garantiu a fama de "careteiro". Os filmes são muito bobos e alcançam seu objetivo: o riso fácil. Eu os acho muito engraçados - mas isso é uma questão de gosto... hehehe...

Mais uma das coisas que acabaram com o Batman

Em seguida, encaixou uma sequência de filmes que lhe assegurou cachês milionários com Batman Eternamente (onde interpretou ninguém menos que o Charada) e o já citado Ace Ventura 2 - Um Maluco na África. Fez mais duas comédias O Mentiroso (bonzinho) e O Pentelho (um dos piores filmes que já assisti). E foi aí que a crítica lhe virou totalmente as costas.

O papel mais dramático de sua carreira - Cine Majestic

Depois disso, resolveu encarar alguns papéis sérios, talvez para mostrar que era um bom ator e que conseguiria interpretar personagens "não-careteiros". E vieram seus melhores filmes: O Show de Truman, O Mundo de Andy e Cine Majestic. Pelos dois primeiros ganhou o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro. Mas já era tarde para a Academia. Nunca foi indicado.

Big Brother antes de Big Brother

No primeiro filme, interpreta um homem que tem a vida acompanhada por um programa de televisão, isso tudo sem saber de nada. Isso nos primórdios de Big Brother, quando nem havia o programa no Brasil, ainda. O segundo, para quem assistiu alguma coisa de Andy Kaufman, é especialíssimo e é seu melhor filme. É a historia real do comediante americano que fez de sua vida uma grande piada, e levava isso tão a sério que muitas vezes não era compreendido.

Um dos melhores filmes que já assisti - O Mundo de Andy

Depois disso voltou para o mundo da comédia que o consagrou e ainda conseguiu mais duas indicações ao Globo de Ouro, uma delas por O Grinch (maravilhoso) - o monstro que rouba o Natal (literalmente, ele rouba o Natal mesmo) dos Quem e se diverte com isso. Baseado no livro infantil de Doctor Seuss.

A Origem, meio pancada...

No meio de seus trabalhos de comédia registro ainda Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (espetacular), onde divide a cena com Kate Winslet, escrito e dirigido pelo louco Charlie Kaufman, que já escrevera Quero Ser John Malkovich e Adaptação. E Número 23, sua primeira incursão no suspense, onde ele interpreta um cara obcecado pelo número 23, e que começa a perder a sanidade... Os dois filmes são fantásticos.

Filme noir com Jim Carrey? Isso é possível

É isso, vocês viram que fora a citação inicial dos filmes "careteiros" do Jim Carrey, só falei dos filmes bons dele e que mostram que, quando o cara quer, ele é muito bom ator.

Ricard Wolney

Nenhum comentário: