domingo, 13 de março de 2016

Cultura Cinematográfica - Mais Filmes Brasileiros no Oscar

Dando continuidade ao post da semana passada (veja aqui), hoje vou falar sobre filmes brasileiros que foram indicados a outras categorias no Oscar.

No post passado falamos sobre os filmes brasileiros indicados, unicamente a Melhor Filme Estrangeiro, o maior prêmio para filmes de língua não-inglesa. Dessa vez, falarei sobre as outras categorias, o que pode incluir filmes realizados por brasileiros, mas não realizados no Brasil, ou categorias onde brasileiros concorreram ao prêmio.

Ary Barroso 

O primeiro brasileiro a concorrer na maior premiação do cinema mundial foi Ary Barroso. Ele mesmo, o autor de Aquarela do Brasil, concorreu, em 1944 pela canção original "Rio de Janeiro" no filme BRAZIL. Não foi dessa vez que ganhamos um prêmio. Como disse uma grande atriz brasileira: "não posso opinar sobre esse filme, não assisti"...

William Hurt - Ganhador do Oscar

Em 1986, um filme brasileiro-estadunidense concorreu a quatro Oscars. Era O BEIJO DA MULHER ARANHA e o diretor era o argentino, naturalizado brasileiro, Hector Babenco. Não podemos considerar este um filme puramente brasileiro, pois foi uma produção hollywoodana, mas tinha um diretor brasileiro, com um grande elenco brasileiro, por isso ele está na nossa lista. O filme concorreu a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (William Hurt - que ganhou o prêmio) e Melhor Roteiro Adaptado.
É um filme excelente, falando sobre a realidade da época na América Latina, a repressão política e seus presos políticos. A história se desenrola dentro do presídio, onde Luís Molina (William Hurt), um homossexual afeminado preso por corrupção de menor, desenvolve uma espécie de relacionamento com Valentín Arregui (Raul Julia) através de um filme de suspense romântico alemão, que também é uma peça de propaganda nazista.

Depois disso, só em 1999 teríamos um concorrente, na verdade UMA concorrente, aliás UMA SENHORA CONCORRENTE... Fernanda Montenegro.

Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira

Precisa, mesmo, apresentar? Ok... Fernanda Montenegro é, simplesmente, a maior atriz brasileira de todos os tempos. E tenho o orgulho de ter um filme interpretado por ela concorrendo a melhor filme estrangeiro e de vê-la concorrendo a Melhor Atriz por CENTRAL DO BRASIL. Ela foi a vencedora do Urso de Ouro de Melhor Atriz em Berlim e além do Oscar ainda foi indicada ao Globo de Ouro da categoria.
Sobre o filme já falei no post anterior. Quanto a ela, acho que peguei um abuso tão grande da Gwyneth Paltrow, por ela ter ganho o prêmio da Academia. O filme é fraquinho, a interpretação dela idem. Se era pra perder para alguém de Hollywood que fosse para a Cate Blachet que ganhou o Globo de Ouro por Elizabeth (esse sim, um filmaço).

Douglas Silva - Dadinho é o c...

Em 2004, veio o fenômeno CIDADE DE DEUS. Um pequeno parêntese para explicar como funciona a escolha de filme estrangeiro.
Para um filme estar entre os indicados a melhor filme estrangeiro ele tem que ser enviado, oficialmente por seu país. Para todas as outras categorias, o filme tem que ter sido exibido em território americano no ano anterior ao da exibição (como em todas as outras categorias), mas, para Filme Estrangeiro, pode ser exibido até em janeiro do ano corrente. Foi o caso de Cidade de Deus.
Os votantes para esta categoria precisa ter assistido todos filmes e, a partir daí, fazer a escolha. Normalmente, quem tem mais tempo para esse tipo de escolha são pessoas de mais idade que, não gostaram do filme. Ele não foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro.
Mas aí foi que veio a maior surpresa do cinema nacional de todos os tempos. O filme foi indicado nas categorias principais. Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Só não foi escolhido para melhor filme, porque o lobby para um filme fuleragem sobre um cavalo de corrida (Seabiscuit - Alma de Herói) ganhou esta indicação dele. Aliás, a edição e a fotografia de Cidade de Deus podem ser exibidas em qualquer aula de cinema como uma das melhores de todos os tempos.
Este foi um filme que marcou uma geração inteira e que foi influência em muitas mídias, desde a televisão até quadrinhos, muito foi feito tendo como inspiração Cidade de Deus.
Tudo bem que ele não ganharia, afinal era o ano de fechamento do Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, mas que seria um gostinho especial para o cinema nacional estar concorrendo na principal categoria isto seria.

É isso! (Por enquanto - esta é a parte I)

Ricard Wolney

Nenhum comentário: