sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Star Wars - Uma Visão Geral

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante...

Sim, há algo em comum entre o Rede Cinefilia e Star Wars. Não à toa, a saga foi escolhida para inaugurar a nova era da página. Ambos deixaram seus fãs saudosistas, mas estão de volta, fazendo a alegria da galera. Como um DESPERTAR, de fato.

E na nossa reestreia vamos falar um pouco sobre os seis filmes de Star Wars. É um esquenta para os mais ansiosos pelo novo filme. A filosofia que permeia a história é espetacular e não pode, é claro, ser percebida em apenas poucas palavras, mas com certeza é uma chance para os mais experientes relembrarem e os não-iniciados serem cativados pelo magnífico universo criado por George Lucas.

Luke, Leia e Han Solo em ação...

De início, é importante ficar atento à ordem em que se deve assistir os filmes. O primeiro deles é, em ordem de lançamento, o Episódio VI. Uma Nova Esperança é um fenômeno do cinema de todos os tempos. O filme de 1977 foi dirigido por George Lucas e foi vencedor de seis Oscars, todos técnicos. Na narrativa, Luke Skywalker é um pacato morador de Tattoine, um planeta da galáxia muito, muito distante, e conhece dois androides, R2-D2 e C-3PO. Esses últimos sobreviveram ao ataque imperial comandado por Darth Vader, que capturou a princesa Leia Organa e estão de posse dos planos-chave para destruir a Estrela da Morte, a poderosa nave do exército galáctico. A partir daí, Luke é lançado dentro de uma guerra interestelar. Ele parte à procura de Obi-Wan Kenobi, um eremita que vive nas montanhas e que começa a ensinar-lhe sobre as técnicas Jedi. Eles descobrem o piloto Han Solo e seu fiel escudeiro Chewbacca. A bordo da Millenium Falcon eles conseguem libertar a princesa Leia e, após isso, formular um plano para a destruição da Estrela da Morte. Segue-se, então, uma batalha épica entre naves imperiais e rebeldes, que culmina com a destruição da poderosa nave imperial.

Luke, eu sou seu pai...

O segundo filme é o Episódio V. O Império Contra-Ataca é certamente o melhor da saga. De 1980 e dirigido por Irvin Kershner, ganhou um Oscar e é emocionante e revelador. A história se passa três anos após a destruição da Estrela da Morte. Os rebeldes ainda fogem das tropas imperiais e se refugiam no gelado planeta Hoth , montando aí a zua base. Luke Skywalker, ao tentar investigar um objeto na neve, é capturado por uma criatura estranha e seu amigo Han Solo parte à sua procura. Após escapar da criatura é encontrado, desfalecido, por Solo e neste momento tem uma visão de Obi-Wan Kenobi, que lhe pede para ir ao planeta Dagobah encontrar o mestre Yoda. A partir daí, Luke passa a ser treinado pelo homenzinho verde e aparentemente frágil, mas que o ensina tudo sobre os caminhos da Força, o elemento mítico da trama. O comandante Darth Vader e o imperador Palpatine planejam levar Luke para o lado sombrio da Força. Han Solo, Chewie e Leia são capturados por Darth Vader. Solo e Leia declaram seu amor e Solo é congelado em Carbonita. Atraído por Vader, Luke parte para o grande momento do filme, o duelo de sabre de luz com Darth Vader. A batalha é dramática e termina com Luke tendo seu braço cortado, descobrindo que Anakin Skywalker é Darth Vader, seu pai. Ele se lança em um abismo, para depois ser resgatado por Leia, na Millenium Falcon.

A maior batalha da saga

Episódio VI - O Retorno de Jedi é o terceiro da saga. De 1983, e dirigido por Richard Marquand, ganhou um Oscar. Já bem mais dinâmico e melhor produzido, o filme encerra a trilogia clássica. No enredo, o Império inicia a construção de uma segunda nave Estrela da Morte, ainda mais poderosa que a primeira. Luke, já bem mais maduro e forte, a princesa Leia e seus amigos resgatam Han Solo das mãos do monstruoso Jabba. Depois disso, partem para Endor, a base florestal que abriga o escudo defletor interplanetário, que protege a nova Estrela da Morte. Lá encontram os Ewoks e juntos tomam a base imperial. Uma armadilha é montada pelo imperador para destruir completamente os rebeldes. Luke, muito bem treinado e consciente de sua missão, se entrega aos exércitos imperiais e vai ao encontro de Darth Vader. Com o comandante imperial e na presença do próprio imperador, é confrontado com o Lado Negro da Força, mas resiste. Na batalha com Darth Vader, ele mutila o braço de seu algoz, mas logo depois é torturado por Palpatine. Vader traz à tona Anakin, protege seu filho Luke, mata o imperador e é ferido mortalmente. Luke escapa carregando o corpo de seu pai e os rebeldes conseguem destruir a super nave. Leia revela a Solo que Luke é seu irmão.

O pequeno Anakin

A trilogia moderna é um prólogo do enredo criado por George Lucas, mas ainda assim consegue transmitir toda a emoção dos filmes clássicos. O Episódio I - A Ameaça Fantasma é tido por muitos como uma obra que apenas preenche as lacunas deixadas na trama. É um filme de 1999, dirigido por George Lucas, foi lançado com uma imensa campanha publicitária, o que acabou gerando uma das maiores bilheterias da história do cinema. Além disso, trouxe para a história a belíssima e talentosíssima Natalie Portman, que incorporou perfeitamente o espírito forte e altivo da rainha Amidala. A história gira em torno do embargo da Federação Comercial ao planeta Naboo. Dois Jedis, Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, são enviados para negociar, mas são atacados e conseguem fugir. A Federação então ataca Naboo e os Jedis conseguem salvar a Rainha Amidala. Na fuga, vão parar em Tattoine e conhecem o jovem Anakin Skywalker, então com nove anos. Reconhecidamente talentoso, começa a ser treinado por Qui-Gon, mas após a morte em batalha do seu mestre, Anakin passa a ser aprendiz de Obi-Wan.

O Jovem Anakin e Padmé Amidala em combate

O Episódio II - O Ataque dos Clones, de 2002, é dirigido por George Lucas e tem uma narrativa bem melhor do que o Episódio I. Imagens e sequências de perseguições bem melhores também. É interessante notar neste filme a analogia que Lucas faz entre a ascensão do senador Palpatine e Hitler na Alemanha Nazista. Se a inspiração para as batalhas clássicas da primeira trilogia nasceu da observação de vídeos da segunda guerra, George Lucas buscou construir aqui todo o contexto político que dá fundamento ao enredo a partir de observações históricas importantes. A história se passa em uma República em crise, onde Anakin e Obi-Wan passam a cuidar da ex-rainha e agora senadora Amidala. A senadora passa a ser ameaçada de morte e em uma investigação sobre esse tema, Obi-Wan descobre um exército de clones encomendados para a República. No fim do filme, Amidala e Anakin se casam e tem como testemunhas apenas R2-D2 e C-3PO.

Darth Vader começa a aparecer

Em Episódio III - A Vingança dos Sith de 2005, Anakin Skywalker se entrega de vez ao lado sombrio da Força. O filme é o melhor da mais recente trilogia e faz um link com o primeiro filme, de 1977, pois após uma batalha épica que termina com Anakin mutilado, temos ele se tornando o poderoso e temido Darth Vader. A história termina com Amidala dando a luz aos gêmeos Leia e Luke, que foram separados no nascimento. Padmé Amidala morre no parto e os filhos seguem caminhos diferentes até se reencontrarem.

Sem dúvida, faltou falar de muita coisa. E certamente a saga Star Wars tem muito conteúdo a ser explorado. Os novos episódios, com lançamentos programados para os próximos anos, são apenas parte dos planos da Disney, nova dona da LucasFilm, para a Série. Fala-se até em parceria com a Netflix, pois a ideia é expandir grandiosamente a franquia e ter o mesmo nível de sucesso da Marvel no segmento "heróis".

Muita coisa vem por aí e O Episódio VII - O Despertar da Força chega com cara de arrebatador. Com certeza, vale a pipoca!

Thiago Sales

Nenhum comentário: