sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Maratona do Oscar - Os Descendentes

Este foi o primeiro filme da Maratona do Oscar deste ano que assisti no cinema.

Trata da vida de um advogado no Havaí cuja mulher sofre um acidente de barco, entra em coma e, a partir daí, vê sua vida dar uma reviravolta. Por ele passar muito tempo fora de casa, trabalhando, suas duas filhas (de 10 e 17 anos) não o respeitam e não querem ficar com ele. O começo forçado de uma relação com elas é um dos temas do filme.


No meio disso tudo, ele está como depositário (único responsável) de uma terra que está em sua família desde que um dos primeiros homens que chegaram ao Havaí se casou com uma das princesas locais. De acordo com o governo do Havaí, esta terra tem que ser vendida, não pode mais ficar com seus DESCENDENTES (daí o nome do filme). Ele, como responsável por administrar as terras que foram herdadas, tem que vender a terra, e a família começa a se reunir para decidir se vai vender e para quem.

Excelente filme. No dia, eu quis ficar na sala duas vezes seguidas de tão bom que o filme é.

O filme está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme, Diretor (Alexander Payne - de Eleição, Sideways - Entre Umas e Outras e As Confissões de Schmidt), Ator (George Clooney), Roteiro Adaptado e Edição. Em todas as categorias a indicação é merecida. Mas, acho que a única em que se sairá vencedora é como melhor ator. Apesar do quê, não concordo que esta seja a melhor atuação do George Clooney - E Aí Meu Irmão, Cadê Você? é, de longe, o melhor filme (e a melhor atuação) dele.

As Descendentes observam a terra em questão

No Globo de Ouro ele levou Melhor Filme Dramático (o que o faz um sério concorrente a Melhor Filme) e Melhor Ator. Mas o Oscar tradicionalmente contradiz o Globo de Ouro, este ano ganharam Os Descendentes e O Artista... Acho que deve dar A Invenção de Hugo Cabret...

É isso! Vejam.

Nenhum comentário: